Setembro amarelo: qual é a importância de falar sobre o tema nas empresas para conscientização das equipes?
O Setembro Amarelo é uma campanha nacional com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao suicídio.
Essa prevenção deve ser um esforço contínuo ao longo de todo o ano, embora a campanha seja feita neste mês de setembro.
A prevenção inclui:
-
Cuidados regulares com a saúde mental;
-
Prática de atividade física regular;
-
Acompanhamento psicológico, quando necessário.
É importante lembrar ainda que o Setembro Amarelo foi criado para conscientizar a população e reforçar a importância do combate à depressão.
Dentro do ambiente corporativo essa prevenção e alerta é fundamental, uma vez que se os colaboradores não estiverem emocionalmente e mentalmente saudáveis, não será possível aproveitar as inovações disponíveis no mercado, além de impactar na produtividade.
Em vista desse cenário, as empresas podem começar a implementar práticas, não só neste mês de setembro, mas durante todo o ano, para garantir que seus funcionários atentem-se aos cuidados com a saúde mental e procurem ajuda quando for necessário.
Confira abaixo algumas dessas práticas:
- Conecte pessoas: promova eventos virtuais e presenciais, grupos de interesse, mentoria e coaching;
- Aja de maneira justa: faça a revisão e mantenha a transparência de salários, promova políticas de equidade, incentive o equilíbrio entre a vida e o trabalho;
- Empodere seus funcionários: delegue responsabilidades e as desenvolva, reconheça seus trabalhos e dê feedback;
- Desafie a equipe: estabeleça metas desafiadoras, dê um feedback contínuo, ofereça oportunidades de aprendizagem;
- Inspire sua equipe: comunique a missão e os valores da empresa, envolva as pessoas em projetos que têm impacto positivo, celebre as conquistas e contribuições significativas;
- Promova e estimule o autocuidado.